domingo, 8 de dezembro de 2013

CNV e Yoga em parceria

Bem vindos!


Comunicação Não-Violenta (CNV), é um processo que apoia uma profunda mudança no escutar, no pensar, no sentir e no falar.

CNV & Yoga: a relação

Empatia é um dos elementos centrais na CNV. O ingrediente chave para a empatia, de acordo com o "pai" da CNV, Marshall Rosenberg, é a presença. Trata-se de estar no momento presente e no corpo. É uma trilha alternativa que convida a ir além dos julgamentos, em que se observa a si mesmo e se conecta com o que a outra pessoa está observando, sentindo, precisando e solicitando. 

O Yoga ajuda a potencializar CNV, cultivando a presença através da conexão com a respiração e as sensações no corpo, trazendo mais vida para a aplicação da CNV.


"O tipo de espiritualidade que eu valorizo ​​é aquele em que você tem grande alegria em contribuir para a vida, não apenas sentar e meditar, embora a meditação seja certamente valiosa. Mas a partir da meditação, da consciência resultante, eu gostaria de ver as pessoas em ação, criando o mundo que elas querem para se viver " Marshall Rosenberg

A prática de Asanas no Yoga cria as condições ideais para cultivar estados cada vez mais profundos de presença. A abordagem simples e prática da CNV ajuda a potencializar a expansão desta presença em nossas vidas diárias, para os nossos relacionamentos e os momentos desafiadores. Ela nos ajuda a estarmos presentes com nós mesmos e estarmos focados e disponíveis para o que está acontecendo com outros.

"O dom mais precioso que podemos oferecer aos outros é a nossa presença . Quando a atenção plena abraça aqueles que amamos, eles vão florescer como as flores . " Thich Nhat Hanh

União, Interconexão e a Unidade do Ser

Uma das interpretações da palavra Yoga é união: a experiência real da unicidade do ser, a interligação e interdependência de todas as coisas. 

"Gosto da maneira como a prática de Asana Yoga (posturas) me permite experimentar essa unicidade do ser através da conexão entre a mente, corpo e respiração. E a CNV é lindamente complementar para isso, pois nos lembra de nossa interconexão com a ênfase na escuta profunda de nós mesmos, bem como outros, revelando a consciência de que todos os seres humanos estão apenas tentando honrar os valores e necessidades universais, a cada minuto, todos os dias." Kiu Coates


Nenhum comentário:

Postar um comentário